quinta-feira, 10 de maio de 2012

Casais homossexuais estão mais felizes que casais heteros! (Parte I)

 
"Abençoado ou não, o comprometimento na relação tende a ser maior entre casais do mesmo sexo, segundo pesquisa recente..."
O mais importante é ser feliz. Quando o caso é amor, isso independe de sexo, raça e da aceitação da família. O conjunto disso tudo é que faz a diferença. É o que mostram dois recentes estudos recentes publicados na edição especial de janeiro da revista científica Developmental Psychology, em que se comprovou que casais homossexuais são mais felizes e comprometidos com o relacionamento que os heterossexuais.
Um deles foi realizado na Universidade de Illinois, e a outra nas Universidades de Washington, San Diego e Vermont, ambas nos Estados Unidos. As pesquisas englobam as análises feitas a partir de informações colhidas de casais homo e heterossexuais. Foram 442 casais, em união civil e sem legalização. Eles foram analisados durante 3 anos. 
Logo de cara, os resultados surpreendem porque não apontam para a instabilidade e promiscuidade, normalmente atribuída a esse tipo de união. “Muitos já viveram essa etapa da promiscuidade e agora estão empenhados em se estabilizar”, afirma Magdalena Ramos, terapeuta de casal e família, e professora da PUC – SP.
No primeiro estudo, ficou concluído que os casais homossexuais estão mais satisfeitos que os heterossexuais, independente de o casamento ser legalizado ou não. A líder da pesquisa Kinberly Balsan, disse que devido à pressão da sociedade muitos casais hetero permanecem juntos e infelizes. Segundo Magdalena Ramos, “A sociedade está mais complacente com os homossexuais, e eles mesmos estão se permitindo coisas que antes não eram permitidas”.
No segundo estudo, os cientistas analisaram a interação entre os casais e observaram que os de mesmo sexo são tão comprometidos quando os heterossexuais. Foram observados os comportamentos de 30 casais gays, 30 lésbicas, 50 casais hetero, 40 casais de idosos casados, e mais casais heterossexuais em início de namoro.
A pesquisa foi feita com base nas respostas para um questionário e na observação entre os casais durante uma sessão de laboratório. Segundo os autores, as lésbicas demonstraram mais harmonia durante a sessão no laboratório que outros casais heteros. A doutora Magdalena conclui, “As mulheres estão mais interessadas em formar uma família e elas querem ter filhos’.

Por: Giseli Miliozi

Um comentário:

  1. Primeira vez que visualizo o blog, e já ganharam uma leitora, muito interessante a matéria acima, parabéns pelo blog, e felicidades ao casal.

    ResponderExcluir